Prova de Professor de Espanhol

SME/RJ - 2001
NCE/UFRJ

Baixe provas e gabaritos 1

Veja também

Na íntegra

                                  SME-RJ / PROFESSOR I - ESPANHOL

        FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO                             os dados da realidade apreendidos pela aprendizagem"
                                                            (Moreira, 1996) pertence à teoria:

01 - No contexto do final dos anos 50 e início dos anos 60, tomou impulso no Brasil, entre outros, o movimento (A) do behaviorismo; educacional por uma educação popular, dedicado (B) das operações mentais; principalmente à educação informal e à educação de jovens (C) do sociointeracionismo; e adultos. No início de 1964, destacou-se nesse movimento (D) do construtivismo psicogenético; a Campanha Nacional de Educação de Adultos, dirigida (E) da psicologia do desenvolvimento. por:

(A) Paulo Freire; (B) Anísio Teixeira; 05 - Para orientar o processo de planejamento, Gondim (C) Lourenço Filho; (2000) apresenta um modelo de planejamento estruturado (D) Florestan Fernandes; em três partes: marco referencial, diagnóstico e (E) Fernando de Azevedo. programação. O diagnóstico:

                                                            (A) profere um juízo sobre a prática da instituição;

02 - “Achei que as eleições foram uma boa oportunidade (B) coleta dados e descreve a realidade da instituição; para mostrar a importância do voto. Levei-os a ver a (C) traça as linhas gerais de organização da instituição; situação deles, valas, falta d’água ...” (D) descreve o modelo ideal de ser, de se organizar e de Essas palavras de uma professora, transcritas por Moysés agir da instituição; (2001), demonstram a possibilidade de construção de um currículo identificado com a realidade dos alunos, (E) estabelece objetivos, políticas e estratégias de ação estabelecendo a relação da sala de aula com a sociedade para a instituição. mais ampla. Esse é um procedimento coerente com a Pedagogia: 06 - De acordo com a Pedagogia crítico-social dos (A) liberal; conteúdos, o professor deve selecionar os conteúdos de (B) tecnicista; ensino, considerando o seguinte critério: (C) humanista; (D) libertadora; (A) selecionar conteúdos que se relacionem diretamente (E) progressivista. com a prática da vida cotidiana dos alunos; (B) preservar as classes populares do contato com a cultura 03 - De acordo com a abordagem comportamentalista, o dominante, evitando que interiorizem suas atitudes e papel do professor no processo de ensino-aprendizagem é: seus valores; (C) selecionar os saberes científicos e técnicos, os mais (A) facilitar a aprendizagem do aluno, considerado o neutros possíveis, para garantir a qualidade do ensino; centro do processo educativo; (D) selecionar conteúdos para os quais seja possível (B) propor problemas para os alunos sem ensinar-lhes as estabelecer objetivos e estratégias de ensino adequados soluções, estimulando o esforço, a pesquisa e a ao processo de ensino-aprendizagem; autonomia; (E) assegurar a representatividade dos conhecimentos (C) planejar e arranjar as condições externas de sistematizados, como condição para a efetiva aprendizagem, para assegurar a aquisição de comportamentos esperados; participação dos alunos na vida social. (D) transmitir os conhecimentos e valores sociais acumulados, na forma de verdade a ser absorvida pelos alunos; (E) buscar o desenvolvimento da consciência crítica e da liberdade, como meio de superar as contradições do ensino tradicional. 07 - “ O ensino interdisciplinar nasce da proposição de novos objetivos, de novos métodos, de uma nova pedagogia, 04 - A concepção de que "o meio social é decisivo para que cuja tônica primeira é a supressão do monólogo e a a criança consiga internalizar os processos de instauração de uma prática dialógica." (Fazenda, 1993). desenvolvimento adquiridos e passe a assumir como seus

                                                    APOIO                                                          2
                                                     NCE
                                        www.provasbrasil.com.br