Prova de Bombeiro

Corpo de Bombeiros Militar/PE - 2006
IPAD

Baixe provas e gabaritos 2

Veja também

Na íntegra

     BOMBEIRO MILITAR DE PERNAMBUCO 2006

                GABARITO DEFINITIVO

              BOMBEIRO MILITAR - TIPO 1

QUESTÃO ALTERNATIVA QUESTÃO ALTERNATIVA QUESTÃO ALTERNATIVA 1 C 21 A 41 B 2 B 22 E 42 C 3 A 23 A 43 A 4 E 24 A 44 A 5 C 25 B 45 A 6 E 26 E 46 B 7 D 27 C 47 D 8 E 28 A 48 A 9 D 29 D 49 D 10 C 30 C 50 B 11 D 31 E 51 D 12 A 32 A 52 C 13 D 33 E 53 D 14 E 34 D 54 A 15 C 35 B 55 A 16 B 36 B 56 E 17 E 37 D 57 C 18 C 38 A 58 D 19 D 39 C 59 A 20 B 40 C 60 C

               w ww.provasbrasil.com.br

Secretaria de Defesa Social de Pernambuco Corpo de Bombeiros Militar Concurso Público 2006 Cargo: Bombeiro Militar / Nível Médio Tipo 1

                                                                              CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA


                                                            Texto 1

                                        Profissionais treinam em acidente simulado

     O plano de emergência para transporte de produtos perigosos na Região Metropolitana do Recife (Previne) realizou, ontem

pela manhã, a primeira simulação do ano. Para isso, um caminhão carregando 10 mil litros de álcool etílico e uma kombi foram colocados em uma das faixas da BR-232, no Curado, em posição que simulava uma colisão traseira. Para representar a combustão do álcool, foi usado um sinalizador que liberava uma fumaça alaranjada. Três bombeiros participaram como vítimas da simulação. Esta foi a etapa final de uma capacitação que envolveu órgãos públicos e privados de Pernambuco com o objetivo de treinar profissionais para atuar nos acidentes envolvendo carregamentos de materiais como álcool, gasolina e diesel. Participaram da capacitação 42 profissionais de órgãos como o Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Estadual, Codecipe, Petrobras, Chesf e empresas privadas. Todos receberão um certificado e poderão repassar o que aprenderam nas empresas ou instituições de origem. Apesar de considerado satisfatório pela coordenadora do Previne, Suely Ferreira, o procedimento das equipes do Grupamento de Bombeiros de Atendimento Pré-Hospitalar (GBAPH), do Corpo de Bombeiros (CB) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apresentou falhas. "Tivemos três grandes problemas. O Corpo de Bombeiros não isolou a área antes de começar a atender os feridos e conter o incêndio. O GBAPH demorou 25 minutos para chegar quando o ideal seria 12 minutos e a PRF não informou sobre o acidente à Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH)", explicou. O Major do CB, Márcio Tenório, afirmou que os resultados da simulação são importantes para o aperfeiçoamento do órgão. "É preciso identificar as falhas para resolvê-las", resumiu.

Dados – Em apenas 15 dias do último mês de agosto, o Previne vistoriou 880 caminhões nas principais BRs e PEs do estado. O programa verificou que a maioria dos caminhões que transporta as substâncias não possui kits de emergência e os motoristas não são devidamente capacitados para enfrentar acidentes ou eventuais vazamentos da carga perigosa.

                                                                          In: Diario de Pernambuco. Vida urbana. 23 de set. de 2006. p.C5. Adapt.

QUESTÃO 01

Considerando a tipologia do texto, sua finalidade principal é

A) descrever o plano de emergência para transporte de produtos perigosos. B) divulgar a ação de órgãos públicos no transporte de combustíveis. C) informar acerca de um treinamento sobre o transporte de produtos perigosos. D) narrar as falhas em um treinamento de transporte de combustíveis. E) normatizar as regras para transporte de produtos combustíveis.

QUESTÃO 02

Considerando que a organização do Texto 1 se dá com base em dados que podem ser sintetizados nas expressões o quê, quem, onde, quando, como, por quê, identifique a alternativa que relaciona corretamente expressão e informação.

A) ontem pela manhã – como. B) em uma das faixas da BR-232, no Curado – onde. C) em posição que simulava uma colisão traseira – o quê. D) O Corpo de Bombeiros não isolou a área – por quê. E) demorou 25 minutos para chegar – quando.

                                                            Página 1/15
                                                                              É permitida a reprodução apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte.




                                            www.provasbrasil.com.br