Prova de Técnico em Assuntos Educacionais

UNIPAMPA - 2009
CESPE

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Na íntegra

• De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO. Para as devidas marcações, use a folha de respostas, único documento válido para a correção das suas respostas. • Nos itens que avaliam conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estão em configuração-padrão, em português; o mouse está configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

                                             CONHECIMENTOS BÁSICOS
1             Esta história foi-me contada por uma flautista,                        Os itens que se seguem apresentam trechos adaptados de
    integrante de famosa orquestra que veio se apresentar na                         depoimentos de alunos da UNIPAMPA. Julgue-os quanto à
    cidade que se erguia no centro do país.
                                                                                     obediência às normas gramaticais de emprego dos sinais de
4             Sabendo que um projeto moderníssimo de
    universidade estava ganhando corpo na cidade, os músicos                         pontuação e das classes de palavras, assim como de organização
    desejaram visitar as obras do auditório da universidade.                         sintática da oração e do período.
7             Comovidos pelo entardecer no cerrado e pelo sonho
    de uma escola fincada no futuro, os músicos, entre escoras e                         Desafios, temo-los todos os dias; imperfeições, esbarramos
    andaimes, pegaram os instrumentos e improvisaram um                                   nelas a cada hora — o diferencial é como agimos diante

10 concerto. Tocavam para homenagear a audácia e o engenho deles. dos desbravadores; tocavam para saudar a inteligência e o espírito que, entre aquelas paredes, encontrariam alimento e  Sinto-me honrado em fazer parte das primeiras turmas que 13 estímulo; tocavam para os operários que consolidavam o se formarão nesta universidade, sempre desejada pelos sonho em argamassa, areia e tijolo; tocavam pela felicidade gaúchos do sul do estado, sendo hoje uma realidade graças de tocar. à todos aqueles que, de alguma forma, colaboraram para a 16 Os operários aproximaram-se em silêncio respeitoso, sintonizados numa densa emoção. realização desse maravilhoso projeto. A música terminou e entre abraços e adeuses a  Percebo que “arriscar-se” em uma instituição que dá seus 19 orquestra foi deixando o campus, embevecida de esperança. primeiros passos é desbravador e, ao mesmo tempo, Encaminhando-se para o ônibus, a flautista ouve um operário comentar com seu companheiro: “Para mim eu sei que é nebuloso, pois não sabemos com clareza onde fincarmos os 22 tarde, mas... quem sabe meu filho? Era uma escola assim que pés, mas queremos construir um espaço educacional que eu queria para ele.” proporcione amadurecimento, conhecimento e crescimento A frase ecoa em meu pensamento semestre após a todos: professores, funcionários e alunos. 25 semestre. Sempre que começo um curso, busco esperançosa os rostos jovens que vão chegando e me pergunto: algum de Considere que a UNIPAMPA tenha criado uma comissão de seus filhos está aqui? Ou talvez algum de seus netos? Quero funcionários para tratar do resgate histórico e cultural do prédio 28 encontrar entre os calouros um único rosto que me dê a onde está instalado o campus de Sant’Ana do Livramento e que certeza de que aquele desejo se realizou. Lucília Garcez. UnB 30 anos. Brasília: Editora da a comissão deva enviar uma correspondência oficial à Universidade de Brasília, 1992, p. 321 (com adaptações). UNIPAMPA, em que solicite maior prazo para concluir o estudo. Com base no texto acima, julgue os itens a seguir. Com base nesse cenário, julgue os itens subsequentes.

 Quanto à tipologia textual, o texto caracteriza-se como uma  Qualquer membro dessa comissão poderá enviar um e-mail narrativa. ao diretor do campus, dispensando-se a certificação digital  Depois de ouvir a história de uma musicista, a autora do do remetente, por se tratar de expediente interno à texto reproduziu-a, ocultando os próprios sentimentos. UNIPAMPA.  Na voz da flautista, o período “Comovidos (...) concerto” (R.7-10) estaria gramaticalmente correto se fosse dito assim:  Se a correspondência em questão for dirigida ao reitor, a Todos ficamos comovidos pelo entardecer no cerrado e pelo praxe determina o emprego do pronome de tratamento Vossa sonho de uma escola fincada no futuro; então pegamos os Magnificência, a que corresponde o vocativo Magnífico instrumentos e ali mesmo, entre escoras e andaimes, Reitor. improvisamos um concerto.  Em “aproximaram-se” (R.16) e “Encaminhando-se” (R.20), o  Em se tratando de reitora, estará correta a concordância pronome “se” indica reciprocidade da ação expressa pela nominal em: Estamos certos de que ficará satisfeita com o forma verbal em ambos os casos. resultado de nosso estudo.

UnB/CESPE – UNIPAMPA Conhecimentos Básicos (para todos os cargos de nível superior) –1– CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Julgue os próximos itens, acerca das Diretrizes Curriculares  São requisitos da avaliação interna da instituição: existência Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica. de uma equipe de coordenação, participação dos integrantes da instituição, compromisso explícito por parte dos  A flexibilidade da gestão é garantida à instituição formadora, para que ela possa construir projetos inovadores e próprios dirigentes das IES, informações válidas e confiáveis e uso que integrem os eixos articuladores de seu projeto político- efetivo dos resultados. pedagógico.  Na avaliação externa e na autoavaliação, é observada a  Nos cursos de nível superior para formação de professores, articulação entre o PDI e o projeto político-pedagógico da a prática deverá restringir-se apenas ao estágio final, instituição no que diz respeito às políticas de ensino, momento de articulação entre as disciplinas pedagógicas. pesquisa e extensão e de gestão acadêmica e institucional.  Os cursos de formação de professores para educação básica  A atividade de pesquisa na IES é de relevância social e têm até o ano de 2010 para se adaptarem à Resolução científica em relação aos objetivos institucionais, tendo CNE/CA 1, de 18/2/2002. como referência as publicações científicas, técnicas e Acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de artísticas, bem como a organização de eventos científicos e Graduação, julgue os itens seguintes. formação de grupos de pesquisa.

 A carga horária dos cursos de licenciatura e de graduação Julgue os itens a seguir, relativos à Lei de Diretrizes e Bases da plena será efetivada pela integralização de, no mínimo, 2.800 Educação Nacional n.o 9.394/1996 (LDBEN). horas, garantindo a articulação entre teoria e prática em seus  A educação infantil será oferecida em creches, para crianças projetos pedagógicos. de até três anos de idade, e em pré-escolas, para as crianças  Os alunos de graduação que exerçam atividade docente de quatro a seis anos de idade. Para promoção ao ensino regular na educação básica poderão ter redução da carga fundamental deverão ser atendidos os pré-requisitos horária do estágio supervisionado em até 200 horas. estabelecidos no processo de avaliação.  Com a aprovação das diretrizes em apreço, garante-se a flexibilidade, a criatividade e a responsabilidade das  Os estados, o Distrito Federal e os municípios deverão instituições de ensino superior na elaboração de suas organizar seus sistemas de ensino de acordo com o padrão propostas curriculares. estipulado pelo MEC. Com relação ao Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), O MEC tem como meta uma educação de qualidade. Para tal, julgue os itens subsequentes. desenvolve, em parceria com os sistemas de ensino, ações e programas que promovam a gestão da educação participativa e  O PDI consiste em um documento que define a missão, as democrática. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se metas e os objetivos da instituição de ensino superior (IES). seguem.  Quando a IES estiver credenciada e em funcionamento, deverão constar de seu PDI os resultados das avaliações  O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) instituído institucionais realizadas (interna e externa) e as ações que pelo MEC reconhece na educação o processo dialético que visem sanar as deficiências detectadas. se estabelece entre socialização e individualização da pessoa.  No processo de avaliação institucional, tanto interna quanto Na perspectiva sistêmica da educação, o PDE busca, em externa, são observadas a organização institucional e regime de colaboração, o desenvolvimento socioeconômico pedagógica, o corpo docente e as instalações descritas no em todo território brasileiro à luz do arranjo educativo local, PDI. estadual, regional e nacional. Com relação ao desenvolvimento de políticas de avaliação  A gestão democrática da educação envolve a participação da escolar e institucional (interna e externa) pelo Ministério da comunidade escolar. Os conselhos escolares constituem Educação (MEC), julgue os itens de 60 a 65. instância representativa de pais, alunos, professores,  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior funcionários, direção e comunidade, que têm como atividade (SINAES), ao promover a avaliação de instituições, dos acompanhar as ações dos dirigentes escolares, fiscalizar a cursos e do desempenho dos estudantes, assegura a avaliação aplicação de recursos destinados à escola e participar das institucional (interna e externa); o caráter público de todos discussões a respeito da execução do projeto político- os procedimentos; o respeito à identidade e à diversidade de pedagógico. instituições e a participação exclusiva do corpo docente e  O MEC desenvolve, em parceria com o CONSED, técnico-administrativo das instituições de educação superior. UNDIME, CNTE, UNICEF, UNESCO e PNUD, o  A avaliação institucional visa a melhoria da qualidade da Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos educação superior, o aumento da eficácia institucional e a Escolares, que visa apoiar a implantação e o fortalecimento eficiência acadêmica e social. dos conselhos escolares em regime de colaboração com os  A avaliação interna, ou autoavaliação, da IES deve ser um sistemas de ensino; promover a capacitação de conselheiros processo contínuo, por meio do qual a instituição construa escolares e apoiar a construção coletiva de um projeto conhecimento acerca da sua realidade, com vistas à melhoria educacional no âmbito da escola em consonância com o da qualidade educativa e da sua relevância social. processo de democratização da sociedade.

UnB/CESPE – UNIPAMPA Cargo 33: Técnico em Assuntos Educacionais –1– MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA – UNIPAMPA

                                                 APLICAÇÃO: 11/10/2009

            GABARITOS OFICIAIS DEFINITVOS DA PROVA DE CONHECIMENTOS BÁSICOS – PARTE I
                         (PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO)

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Obs.: ( X ) item anulado.

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Gabarito C E C E E C E C E C E C E E C C E E C E

Item       21     22    23   24   25   26   27     28   29       30   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40

Gabarito C E E E E E E C E C E C C E E C C E E C

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Gabarito E C C C E C E C E C 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

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