Prova de Professor de Língua Portuguesa

SEDUC/CE - 2009
CESPE

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Na íntegra

                                                                                                                            UnB/CESPE – SEDUC/CE – D10

QUESTÃO 31 Texto para as questões 33 e 34 A seguir, apresenta-se uma tirinha do personagem Chico Bento, de Cada criança ou jovem brasileiro, mesmo de locais com Maurício de Sousa. pouca infraestrutura e com condições socioeconômicas desfavoráveis, deve ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania para deles poder usufruir. Se existem diferenças socioculturais marcantes, que determinam diferentes necessidades de aprendizagem, existe também aquilo que é comum www.turmadamonica.com.br

a todos, que um aluno de qualquer lugar do Brasil, do interior ou do QUESTÃO 33 litoral, de grande cidade ou da zona rural deve ter o direito de Nas atividades de análise textual, devem-se observar os aprender, e esse direito deve ser garantido pelo Estado. papéis sociais e comunicativos dos interlocutores em interação, quais as intenções desses discursos e todos os aspectos espaço- Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. SEF: MEC/SEF, 1997. temporais nos quais se produziram esses textos.

                                                                                                              Rita de C. V. M. de Sousa. Didática aplicada à língua portuguesa,

Considerando o texto acima, que apresenta uma das funções do CESPE/UnB, Governo do Estado do Ceará, 2010, p. 6.

ensino como previsto nos PCN, assinale a opção correta em relação Considerando a tirinha apresentada, assinale a opção que apresenta ao ensino de língua portuguesa. um tipo de análise textual e a proposta de atividade adequada para que essa análise seja executada. A Na disciplina Língua Portuguesa, o aluno refina as habilidades de escrita, de fala e de escuta, tornando-se capaz de refletir A Análise de estratégia textualizadora: propor aos alunos que sobre a modalidade de prestígio da língua e, com isso, corrigir classifiquem a tirinha quanto ao tipo textual; nesse caso, um os seus erros gramaticais. texto descritivo. B Análise dos mecanismos enunciativos: observar o ponto de B Na disciplina Língua Portuguesa, o aluno deve conviver de vista, as vozes e a posição dos interlocutores, o que, na tirinha, forma lúdica e crítica com situações de produção e leitura de inclui observar tanto o texto quanto as imagens. textos, de modo a entender a multiplicidade da linguagem. C Ações de escrita: a tirinha não pode ser usada em atividade de C Em relação ao aprendizado de Língua Portuguesa, o conjunto reescrita de texto, ideal para ações de escrita, pelo fato de não de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos conter elementos que levem a discussões sobre a língua portuguesa. como necessários para o exercício da cidadania que o aluno D Ações de memorização: ensinar os alunos a memorizar deve possuir está restrito a saber escrever de acordo com as conteúdos; nesse caso, a tirinha oferece boa oportunidade de normas gramaticais. aprendizado por memorização. D No ensino de Língua Portuguesa, não é necessário considerar QUESTÃO 34 aspectos como a variação linguística, pois, segundo os PCN, o aluno só deve aprender o que é comum a todos os estados do Em relação ao desenvolvimento de habilidades linguísticas, os PCN sugerem que todas as atividades devem partir da forma como o Brasil, ou seja, a norma padrão. aluno usa sua língua para que, por meio da análise de sua produção, QUESTÃO 32 possa desenvolver sua competência linguística. Considerando a tirinha como exemplo de produção textual de um aluno, assinale a De acordo com os PCN, espera-se que os alunos oriundos do ensino opção correta quanto a uma postura pedagógica adequada em sala médio tenham competência para de aula, segundo os PCN.

A realizar atividades como palestras e debates, as quais explorem A Dois aspectos da tirinha podem ser ressaltados em sala de aula: a representação da oralidade de Chico Bento e as marcas a oralidade e exijam a produção de textos mais específicos, próprias do dialeto rural. com certo grau de formalidade. B O professor deve ressaltar que o texto da tirinha apenas contém B aprimorar exclusivamente a habilidade da escrita, já que a fala registros da variedade rural da língua, típica de pessoas com é uma competência inata do aluno. baixo nível de escolarização. C refletir sobre o uso da língua e da linguagem, prescindindo de C Em sala de aula, apenas um ou outro aluno pode produzir texto como o da tirinha, o que torna esse registro irrelevante. conhecimentos sobre variação e variabilidade linguísticas. D Caso o aluno produza um texto como o retratado na tirinha, o D manifestar habilidades relacionadas à memorização das regras professor deve reconhecer que não há possibilidade de ele gramaticais e de trechos de textos clássicos. aprender formas de expressão linguística diferentes dessa.

                                                                                                                                                                         –6–

Nas questões a seguir, marque, para cada uma, a única opção correta, de acordo com o respectivo comando. Para as devidas marcações, use a Folha de Respostas, único documento válido para a correção das suas respostas.

                                   CONHECIMENTOS BÁSICOS

37'56“1  37'56“1 

Considerando as correntes do pensamento pedagógico brasileiro, Com base na teoria das inteligências múltiplas de Howard assinale a opção correta. Gardner, assinale a opção correta.

A A pedagogia tradicional tem como principal característica o A A capacidade ou o estágio de desenvolvimento em uma área ensino humanístico, voltado para a plena realização do aluno, decorrente de seu esforço pessoal. de desempenho e as capacidades ou os estágios em outras B Para a pedagogia liberal, a função da escola é preparar os áreas ou domínios possuem necessariamente ligação e indivíduos para desempenharem seus papéis sociais, interdependência. considerando-se as diferenças de classes sociais e a realidade B Inteligência é a capacidade de resolver problemas ou de criar do aluno. produtos que são significativos e valorizados em um ou mais C A tendência liberal renovada enfatiza o contexto social e a ambientes culturais. cultura e considera a escola um meio para libertar o aluno C As habilidades humanas são organizadas horizontalmente, das práticas opressoras da sociedade de classes. com a existência de uma faculdade da mente geral que D A pedagogia renovada destaca a importância dos conteúdos como instrumentos fundamentais de participação social e articula as competências intelectuais específicas. inserção do aluno no mundo adulto. D As inteligências específicas funcionam de maneira própria, 37'56“1  isoladas umas das outras, e os indivíduos possuem habilidades básicas em algumas inteligências. Com relação à didática na atualidade, assinale a opção correta. 37'56“1  A As estratégias de ensino e de aprendizagem devem priorizar Assinale a opção correta acerca do planejamento e da gestão a transmissão de conteúdos para aquisição de conhecimentos, de modo a tornar o ato educativo mais educacional no contexto atual. eficiente. B A sala de aula é compreendida como o local de A A gestão educacional é um meio pelo qual se observa a aprendizagem, e o professor deve usar as estratégias realidade e se identificam os problemas com vistas a buscar didáticas apropriadas para que a aprendizagem ocorra. soluções que contribuam para a melhoria da qualidade da C O ensino é visto como prática social e insere a educação. problematização da prática pedagógica no contexto social e B Planejamento é um processo social de formulação de institucional em que ocorre, considerando a práxis políticas públicas que se constitui em um instrumento pedagógica. D O planejamento da atividade docente determina as ações tecnocrático independente da realidade social. pedagógicas de forma objetiva, de acordo com os interesses C Planejamento e gestão são processos distintos e prioritários estabelecidos pela sociedade. independentes que fazem parte do contexto educacional. 37'56“1  D A gestão educacional é função específica do gestor e deve ser verticalizada e centralizada para racionalizar as decisões Assinale a opção correta acerca das teorias do desenvolvimento que levem à transformação do sistema de ensino. e da aprendizagem. 37'56“1  A O inatismo considera que as características individuais básicas são hereditárias e inerentes ao indivíduo e que as Assinale a opção correta com relação à concepção de currículo na formas de conhecimento são aprendidas com a experiência. atualidade. B Na visão comportamentalista, aprendizagem significa modificação de comportamento, e as características A O currículo deve ser neutro para possibilitar o sucesso individuais são determinadas pela interação com o meio. escolar do aluno. C O interacionismo considera que só se pode atribuir uma B O currículo ainda hoje constitui-se na divisão das disciplinas capacidade, um traço ou um comportamento humano às suas que devem ser ensinadas ao aluno. transações sequenciais, dissociando-se o aspecto biológico do social. C O currículo possui uma dimensão político-pedagógica que D O cognitivismo considera que os sujeitos são ativos e pode reproduzir desigualdades sociais. criativos e organizam as experiências conscientes em D O currículo contempla estritamente os aspectos formativos unidades e padrões de significados. da educação escolar.

UnB/CESPE – SEDUC/CE Conhecimentos Básicos (para todos os candidatos) –1–

                                          w ww.provasbrasil.com.br
                        "9:;<=9>                             7                                            CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Texto para as questões 21 e 22 Texto para as questões 23 e 24

      Para muitos escritores [do Brasil] do século XVII e de
                                                                                                 Leia a posteridade, ó pátrio Rio,

grande parte do século XVIII, a linguagem metafórica e os jogos Em meus versos teu nome celebrado; de argúcia do espírito barroco eram maneiras normais de comunicar a sua impressão a respeito do mundo e da alma. E isso Por que vejas uma hora despertado só poderia ser favorecido pelas condições do ambiente, formado O sono vil do esquecimento frio: de contrastes entre a inteligência do homem culto e o primitivismo reinante, entre a grandeza das tarefas e a pequenez Não vês nas tuas margens o sombrio, dos recursos, entre a aparência e a realidade. Como a Fresco assento de um álamo copado; desproporção gera o senso dos extremos e das oposições, esses Não vês ninfa cantar, pastar o gado escritores se adaptaram com vantagem a uma moda literária que lhes permitia empregar ousadamente a antítese, a hipérbole, as Na tarde clara do calmoso estio. distorções mais violentas da forma e do conceito. Para eles, o estilo barroco foi uma linguagem providencial e, por isso, gerou Turvo banhando as pálidas areias modalidades tão tenazes de pensamento e expressão que, apesar Nas porções do riquíssimo tesouro da passagem das modas literárias, muito delas permaneceu como O vasto campo da ambição recreias. algo congenial ao país. Antonio Candido. Literatura de dois gumes. In: A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 2000, p. 169 (com adaptações). Que de seus raios o planeta louro 37'56“1  Enriquecendo o influxo em tuas veias, De acordo com o texto, no barroco brasileiro havia adequação Quanto em chamas fecunda, brota em ouro. entre as formas estéticas e o processo social, porque Cláudio Manoel da Costa. Internet: .

                                                                                        37'56“1 

A os refinados conflitos existenciais do homem barroco correspondiam à experiência dos homens cultos da nação. Há, no soneto de Cláudio Manoel da Costa, a expressão poética B a forma do exagero, pelo emprego da hipérbole, revelava o grau do primitivismo reinante na sociedade brasileira. A da semelhança entre as imagens plásticas da paisagem C as distorções da linguagem barroca constituíam-se em europeia e as imagens da natureza local. recursos expressivos dos contrastes violentos da experiência local. B da relação contraditória entre as formas bucólicas do D o gosto pelas formas efêmeras do barroco evidenciava o Arcadismo e a realidade econômica do Brasil Colônia. caráter passageiro dessa moda literária na produção artística C da terra em que o poeta nasceu, descrita de forma a revelar do país. a sua superioridade em relação à natureza europeia. 37'56“1  D da equivalência estética entre os versos do poeta árcade O estilo barroco, no Brasil do século XVII, definia-se pela brasileiro e os modelos poéticos da literatura europeia. construção de formas estéticas 37'56“1 

A nacionalistas, empenhadas na construção de uma nação Entre os recursos estilísticos presentes no soneto de Cláudio independente e culta. Manoel da Costa, figura, como eixo organizativo do poema, a B contraditórias, marcadas pela inversão sintática e pelo contraste dos sentidos. A ausência de rimas regulares nos tercetos. C inovadoras, que buscavam romper com a tradição medieval religiosa na literatura. B preferência pela expressão direta nos versos. D harmônicas, em que o exagero e a simplicidade se uniam C personificação de um elemento da natureza local. para formar um todo equilibrado. D prevalência da comparação, em lugar das metáforas.

UnB/CESPE – SEDUC/CE Disciplina 10: Língua Portuguesa –1–