Prova de Analista Ambiental

ICMBio - 2008
CESPE

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Veja também

Na íntegra

                                MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
                 INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
                        CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS
                              NO CARGO DE ANALISTA AMBIENTAL

                                                       APLICAÇÃO: 8/2/2008

                                                CARGO: ANALISTA AMBIENTAL

                 A agenda de outras fases desse evento encontra-se na CAPA do seu caderno de provas.

                                                        0
                             GABARITOS OFICIAIS PRELIMINARES DAS PROVAS OBJETIVAS

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                                                        CADERNO VERDE
   Item    1      2    3       4    5     6      7      8     9     10    11    12    13    14    15    16    17    18    19    20
Gabarito   E      C    C       E    E     C      C      C     E     E     E     C     C     E     E     C     C     C     E     E

   Item    21    22    23     24    25    26     27     28    29    30    31    32    33    34    35    36    37    38    39    40
Gabarito   C     E     C      C     C     E      E      E     C     E     C     E     E     E     C     E     C     C     E     C

   Item    41    42    43     44    45    46     47     48    49    50    51    52    53    54    55    56    57    58    59    60
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   Item    61    62    63     64    65    66     67     68    69    70    71    72    73    74    75    76    77    78    79    80
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   Item    81    82    83     84    85    86     87     88    89    90    91    92    93    94    95    96    97    98    99    100
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   Item    101   102   103    104   105   106    107    108   109   110   111   112   113   114   115   116   117   118   119   120
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• De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO. A ausência de marcação ou a marcação de ambos os campos não serão apenadas, ou seja, não receberão pontuação negativa. Para as devidas marcações, use a folha de respostas, único documento válido para a correção das suas provas.

                  CONHECIMENTOS BÁSICOS E COMPLEMENTARES
    Uma investigação sobre as causas das enchentes                                      Caso o texto estivesse sendo escrito no formato de uma
    em Santa Catarina — e suas lições para o Brasil                                      carta, enviada por um funcionário público para o governador

1             Uma das piores calamidades dos últimos anos                                do estado de Santa Catarina, o pronome de tratamento a ser
    alagou Santa Catarina e comoveu o país. O que fazer para                             empregado como vocativo seria Vossa Eminência.
    que nossas cidades não fiquem tão vulneráveis?
4             Ninguém questiona a força dos desastres naturais.                         As palavras “calamidades” (R.1), “desastres” (R.4) e
    Mas o Brasil tem capacidade técnica e experiência                                    “inundações” (R.9) remetem, no texto, ao termo “enchentes”,
    suficientes para, no mínimo, reduzir o impacto de chuvas                             encontrado no título, contribuindo para a coesão textual.
7   como essa. Em Blumenau, há uma estação telemétrica que
    monitora a vazão do rio Itajaí e tem condições de emitir                            Predomina, no texto, a estrutura argumentativa, em que o
    sinais de alerta para inundações. Há também um programa de                           autor pretende defender a ideia de que é possível tirar lições

10 monitoramento do clima — que previu até a gravidade do a partir de tragédias como a que aconteceu em Santa furacão Catarina, em 2004. O dilúvio ninguém previu, mas já chovia no estado quase a primavera toda, e estudos sobre Catarina. 13 as áreas de risco de enchentes e deslizamentos apontavam o  No trecho “capacidade técnica e experiência suficientes” que podia acontecer se chovesse demais. (R.5-6), caso a palavra sublinhada fosse substituída por Agora que o desastre aconteceu, é importante 16 entender por que ele foi tão grave — afinal, há muitas bastante, a concordância se faria no singular, uma vez que regiões com o mesmo tipo de risco no país. De todas as esta palavra funcionaria como advérbio. medidas já tomadas e dos estudos em curso, algumas 19 conclusões podem ser tiradas sobre o que é preciso fazer:  Por “estação telemétrica” (R.7) entende-se um local onde se 1) Conter o desmatamento nas cabeceiras dos rios encontram equipamentos capazes de medir ondas emitidas — Em um terreno com vegetação nativa, a água das chuvas por aparelhos de telecomunicação. 22 leva mais tempo para chegar ao curso d’água. As próprias folhas das árvores absorvem parte da chuva e reduzem o  A vírgula imediatamente antes de “e estudos sobre as áreas impacto das gotas no solo. Além disso, troncos e folhas no de risco” (R.12-13) não precisa ser necessariamente 25 chão ajudam a reter a água. O solo, menos compactado, empregada, já que se trata de um processo de coordenação, absorve mais água. 2) Regularizar a ocupação dos morros — O que mas se justifica pelo fato de criar ênfase sobre o fato de os 28 aumentou as perdas de vidas e os danos materiais foram estudos poderem prever os acontecimentos futuros. construções de casas em áreas de encostas perigosas, as chamadas áreas de preservação permanente.  Na expressão “curso d’água”, o apóstrofo marca a elisão da 31 3) Aumentar o escoamento dos rios — Foi com vogal final da preposição. obras de retificação, alargamento e canalização da calha dos  O paralelismo sintático é um dos fatores de coesão textual. rios que cidades como Belo Horizonte e São Paulo 34 conseguiram reduzir o impacto das enchentes. Um exemplo de paralelismo sintático no texto é dado pelo 4) Monitorar as populações de risco — Obras de fato de todos os itens enumerados serem iniciados por verbos contenção de encosta, treinamento de voluntários, no infinitivo. 37 monitoramento da aproximação das chuvas, medição do índice pluviométrico por área das cidades, cálculo do grau de  Os substantivos derivados dos verbos que iniciam os itens da saturação do solo encharcado (prevendo-se o risco de enumeração sobre “o que é preciso fazer” (R.19) são 40 deslizamento) estão entre as medidas que reduziram o número de mortes e de desabrigados em Belo Horizonte e no formados pelo acréscimo do sufixo -ção. Rio de Janeiro.  Como síntese das ideias contidas no texto, apresenta-se o Época. 1.º/12/2008, p. 47-50 (com adaptações). fato de que as quatro medidas apontadas, se adotadas

Considerando as ideias, a estrutura e a organização gramatical do conjuntamente, podem eliminar de vez os impactos das texto acima, julgue os itens de 1 a 10. enchentes no Brasil.

UnB/CESPE – ICMBio Caderno Verde Cargo: Analista Ambiental –1–

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