Prova de Auxiliar Administrativo

Prefeitura de São Caetano do Sul/SP - 2009
CAIPIMES

Baixe provas e gabaritos 2

Veja também

Na íntegra

                                                                                                                               1


                       PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

                                      CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2009
                                               SECRETARIA DA EDUCAÇÃO


                                    Cód. 1 – Auxiliar Administrativo




                            Considere o texto abaixo para responder às questões de 1 a 10

                                                Internetês
 Com a Internet, vieram novas palavras e expressões, em configuração de comandos ou aplicações, muitas sem
 apropriado significado em nossa língua. Notamos também que a grande multiplicidade dos softwares disponíveis no
 país é em inglês. Percebemos, então, como as palavras foram abreviadas até o ponto de se transformarem em
 uma única expressão, duas ou no máximo três letras (não=n, sim=s, de=d, que=q, também=tb, cadê=kd, tc=teclar,
 porque=pq, aqui=aki, acho=axo, qualquer=qq, mais ou mas=+). Além dessa “contenção”, houve também um
 desmoronamento da pontuação e da acentuação (é=eh, não=naum), nos enviando à fonética das palavras e não
 mais à etimologia.
 Nessa nova linguagem, também podemos constatar o derramamento de termos da informática, uma contenção de
 caracteres digitados e um descaso com as normas gramaticais da Língua Portuguesa. Quando surgiu, a linguagem
 peculiar dos jovens na internet, já começou a influência da escrita do adolescente internauta em sala de aula e a
 preocupação dos educadores.
 Em português, ou em qualquer outra língua do mundo, a Internet já começa a modificar os habituais meios de
 comunicação considerados como politicamente corretos. É melhor pensar nas consequências desse acontecimento
 antes que haja uma descaracterização dos idiomas cultos pela extrema e cada vez mais rápida fama da rede.
         Amelia Hamze, disponível em: http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/internetes.htm, acesso em 06/12/2009.
  1. Considerando as influências do Internetês, segundo o texto, é possível afirmar que gerarão

    A) benefícios aos meios de comunicação por incorporar novos padrões de linguagem. B) prejuízos aos meios de comunicação considerados politicamente corretos. C) benefícios aos meios de comunicação em virtude da maior agilidade na escrita. D) prejuízos aos meios de comunicação em consequência da economia de espaço.

  2. Tomando por base o texto, julgue V para “Verdadeiro” e F para “Falso”.

    ( ) A Internet ajuda a difundir a língua politicamente correta. ( ) O Internetês é uma linguagem típica da Internet. ( ) O Internetês não alterou a forma de o adolescente escrever. ( ) O Internetês tem como base a abreviação das palavras.

    A seqüência correta é

    A) F, V, F, V. B) V, V, F, F. C) F, F, V, V. D) F, V, V, F.

  3. A palavra contenção grifada no primeiro parágrafo tem o sentido de

    A) impedimento. B) esclarecimento. C) majoração. D) diminuição.

  4. As palavras estão separadas corretamente em

    A) de-rra-ma-men-to, a-do-le-scen-te, in-ter-nau-ta, des-ca-rac-te-ri-za-ção. B) der-ra-ma-men-to, a-do-les-cen-te, in-ter-na-u-ta, des-ca-ra-cte-ri-za-ção. C) der-ra-ma-men-to, a-do-les-cen-te, in-ter-nau-ta, des-ca-rac-te-ri-za-ção. D) der-ra-ma-men-to, a-do-les-cen-te, inter-nau-ta, de-sca-rac-te-ri-za-ção.