Prova de Professor 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental

Prefeitura de Major Izidoro/AL - 2009
ADVISE

Baixe provas e gabaritos 2

Veja também

Na íntegra

                    PORTUGUÊS                                        regrado por normas religiosas, sem implicar nenhuma postura
                                                                     comissiva de hostilidade ao status quo.

A L A I C I D A D E D O E S TA D O B R A S I L E I R O A Carta de 1988 consagrou um Estado Democrático de Direito que, calcado na dignidade da pessoa humana, busca a “A retirada de símbolos já instalados, mesmo igualdade formal e material, sem preconceito de qualquer que em repartições públicas, leva à alteração natureza, a tolerância mútua e a coexistência pacífica. Cabe, de situação consolidada em um país composto pela quase totalidade de adeptos da fé cristã e portanto, ao Estado e à sociedade em geral não encorajar agride, desnecessariamente, o sentimento de manifestações de intolerância daqueles que se mostrem milhões de brasileiros, apenas para contentar a ofendidos pela livre expressão da fé alheia. A retirada de intolerância e a supremacia da vontade de um símbolos já instalados, mesmo que em repartições públicas, restrito grupo de pessoas.” leva à alteração de situação consolidada em um país composto pela quase totalidade de adeptos da fé cristã e agride, Por Fernando Capez* desnecessariamente, o sentimento de milhões de brasileiros, apenas para contentar a intolerância e a supremacia da vontade de um restrito grupo de pessoas. O Ministério Público Federal ingressou recentemente com ação civil pública na Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo, O legislador constituinte não conformou um Estado ateu pleiteando a retirada de todos os símbolos religiosos, inclusive nem hostil ao Cristianismo, apenas estabeleceu um regime não a cruz – representação maior da fé cristã -, das repartições locais, confessional. Assim, não há religião oficial, tampouco política sob o argumento básico de que a presença desses símbolos em oficial de repúdio à religião, conforme observam Gilmar Ferreira órgãos públicos ofende a liberdade de crença e o princípio de Mendes, Inocêncio Mártires Coelho e Paulo Gustavo Gonet que o Estado é laico. Baranco:

  Eis a questão: o Estado laico não tolera em suas                         O Estado brasileiro não é confessional, tampouco ateu,

repartições a expressão da fé em Deus por meio de símbolos? como se deduz do preâmbulo da Constituição, que invoca a proteção de Deus. Admite, igualmente, que o casamento De acordo com o filósofo francês MICHEL VILLEY, há religioso produza efeitos civis, na forma do disposto em lei uma clara e indesejável tendência nos sistemas jurídicos (CF, art. 226, §§ 1º e 2º). (...) A laicidade do Estado não contemporâneos de conferir à laicidade um conteúdo de significa, por certo, inimizade com a fé.3 antagonismo à religião, deturpando-a em puro laicismo, no qual a fé é desprezada e totalmente substituída pelo racionalismo Devemos, sim, buscar a conciliação como meio de profano.1 Nega-se a ressurreição de Cristo, bem como seus transformar as relações pessoais e pacificar os conflitos, milagres relatados por testemunhas no Evangelho, porque tais porquanto não há futuro para a humanidade sem perdão e fatos ofendem a razão mundana. Tudo o que não for possível reconciliação, como ensinou Nelson Mandela. demonstrar racionalmente, à luz da compreensão humana, não é Em verdade, não bastam força e coerção para a solução científico, não é laico, logo se opõe ao Estado racional e moderno. das crises nas relações interpessoais. A verdadeira paz não se Trata-se de uma volta ao movimento iluminista do final do século faz com o silenciar do outro, pois, quando há um vencedor, XVIII, quando a soberba do antropocentrismo e o egoísmo sempre resta um vencido humilhado, pronto para desafogar individualista suplantavam a crença em dogmas absolutos, pré- seus instintos de vingança. Paz é curar o coração das pessoas constituídos. e dos povos. Paz é conseguir que vítimas e agressores se Laico, no entanto, não quer dizer inimigo da religião. reconciliem, perdoando-se mutuamente. Paz é não se sentir Etimologicamente, laico ou leigo provém do termo grego laikós, ofendido com a liberdade da expressão alheia, ao contrário, é que designa o que se refere ao povo (laós). O termo leigo (laikós) compreender e tolerar o exercício desse direito. serve apenas para diferenciar as pessoas consagradas para uma A religião tem sido relegada a um plano de separação missão especial, tais como os diáconos, presbíteros e bispos, abismal da vida secular, desperdiçando-se inúmeros daqueles que são apenas consagrados no batismo. 2 Não ensinamentos filosóficos, constantes das Escrituras Sagradas, designa, portanto, algo não religioso nem contrário à fé, mas que ao longo do tempo poderiam ter levado à solução pacífica apenas aqueles que não exercitam, como vocação, o ministério tantos conflitos e guerras que assolaram e, infelizmente, ainda religioso. assolam a humanidade. Estado laico não é estado sem fé, ateu ou que se antepõe Como um complexo de regras calcadas na fé em Deus, a a símbolos de convicções religiosas, mas tão somente Estado religião se constitui mecanismo eficaz à inibição da violência e não confessional, sem religião oficial ou obrigatória. Assim, ao da correção de rumos da sociedade e, portanto, merece toda a contrário do que parece à primeira vista, o vocábulo laico não se deferência, cabendo a cada um exercitar a tolerância religiosa, opõe nem repudia, mas coexiste pacificamente com as religiões, para que a paz e a harmonia reinem em todo o mundo. sem molestá-las ou coibi-las. Aliás, a Constituição Federal, em seu art. 19, I, prevê até mesmo a possibilidade de aliança entre 1 VILLEY, Michel. A Formação do Pensamento Jurídico Moderno. São Paulo: Martins Fontes, 2005. Estado e Igreja sempre que, nos termos da lei, houver interesse 2

                                                                     3
                                                                      FIGUEIREDO, Fernando Antonio Dom. Introdução à Patrística. Rio de Janeiro: Vozes, 2009, p. 46.
                                                                      MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocêncio Mártires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet.

público. Um Estado não confessional significa apenas não Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2007, pp. 408-409.

CONCURSO PÚBLICO - PREFEITURA MUNICIPAL DE MAJOR IZIDORO (AL) - CARGO: PROFESSOR 1º AO 5º ANO DO ENS. FUNDAMENTAL 01 ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE MAJOR IZIDORO CONCURSO PÚBLICO

                                   GABARITOS APÓS RECURSOS

    A Comissão Especial do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Major Izidoro, estado de

Alagoas, através da ADVISE, resolve divulgar os Gabaritos Após Recursos das Provas Objetivas, realizadas no dia 08 de novembro de 2009.

                                       AGENTE ADMINISTRATIVO

01 C 11 B 21 B 31 B 02 B 12 C 22 C 32 C 03 D 13 D 23 C 33 D 04 C 14 A 24 D 34 A 05 E 15 D 25 E 35 B 06 A 16 D 26 C 36 D 07 C 17 C 27 C 37 B 08 D 18 A 28 D 38 C 09 A 19 E 29 B 39 D 10 B 20 E 30 E 40 E

                                    AGENTE COMUNITARIO DE SAUDE

01 C 11 B 21 C 31 B 02 B 12 C 22 A 32 C 03 D 13 D 23 E 33 E 04 C 14 A 24 C 34 D 05 E 15 D 25 A 35 E 06 A 16 D 26 D 36 C 07 C 17 C 27 C 37 E 08 D 18 A 28 A 38 D 09 A 19 E 29 C 39 A 10 B 20 E 30 B 40 A

SISConcursos 2009 - by SELECT Página 1 de 13